Série V- A Vinda do Espírito Santo sobre os gentios (Actos 10:44-48)

Estamos perante mas um outro evento muito importante relacionado com a vinda do Espírito Santo. Esta passagem refere-se ao baptismo dos gentios na casa de Cornélio. Enquanto Pedro explicava ao Cornélio e aos demais acerca do plano de Deus da salvação que incluía a fé salvadora, a fé que exige uma obediência total a Deus (v.43), Cornélio e de todas os gentios presentes em sua casa foram baptizados com o Espírito Santo (v.44). Os companheiros judeus cristãos, os fiéis que eram da circuncisão que tinham acompanhado Pedro ficaram admirados de que “o dom do Espírito Santo tinha sido derramado também sobre os gentios” (v.45). Burton e Muddiman notaram que “O acto de baptizar os crentes gentios (v.48) segue como uma consequência lógica: a estrutura da narrativa de Lucas deixa bem claro que a iniciativa neste caso é de Deus.” Em derramando o Espírito sobre os gentios Deus tinha agido decisivamente e mostrou que Ele não faz a distinção entre judeus e gentios. Depois do que aconteceu a pergunta retórica de Pedro faz sentido: “Alguém pode impedir que essas pessoas sejam baptizadas com água? Eles receberam o Espírito Santo como nós “(v.47) mostra que os discípulos se sentiam impotentes para discriminar, vendo que Deus não fazia qualquer discriminação racial. Assim, Pedro baptizou-os todos “em nome de Jesus Cristo” (v. 48).
Shenk observa com razão que “A história de Pedro com Cornélio não é só uma história em torno de Cornélio, mas é também a história da conversão de Pedro como o resultado do trabalho do Espírito de Deus. O Espírito Santo através deste evento alargou o horizonte de Pedro e corrigiu a sua forma exclusiva de pensamento, sua absolutização de sua própria resposta ao evangelho.”

Lucas ao narrar esta passagem tem como objectivo apresentar um movimento muito significativo em termos teológico. A Universalidade do Evangelho, como poder de Deus para todo aquele que nele crê, é demonstrado através do cumprimento da promessa feita por Deus que incluía a sua bênção para todo o mundo e não apenas Israel. Nesta particular passagem Lucas relata a vinda do Espírito Santo sobre Cornélio e sua família como um sinal que demonstra, sem sombra de dúvida, que “a salvação e refrigério da alma pela presença do Espírito Santo de Deus” são também para os gentios assim como também para os judeus. Podemos dizer sem margem de dúvidas que o propósito de Lucas em apresentar esta passagem é de demonstrar claramente a viragem na história da igreja primitiva em que pela primeira vez os gentios eram directamente evangelizados e admitidos à comunhão com os cristãos judeus. Como resultado, a igreja renascente não seria apenas um desdobramento de uma religião étnica (Judaísmo) mas sim passaria a ser um corpo universal que engloba pessoas de toda tribo, raça e nação.
Lucas se esforça para mostrar que essa mudança na igreja é o resultado da vontade de Deus e do cumprimento da Sua promessa. Não era fruto da imaginação dos Profetas de Deus e nem tão pouco o programa de alguma organização humana. Nesta passagem Lucas mostra que foi Deus, através do Espírito Santo, quem trouxe os gentios a comunhão do seu corpo espiritual, a Igreja.
Em termos de conclusão vou colocar alguns pontos para reflexão:

1º – O Espírito Santo veio, não só antes de serem baptizadas nas águas, mas também antes de terem confessados a Jesus como Senhor das suas vidas. Enquanto Pedro estava no processo de lhes dizer o que fazer para ser salvo, o Espírito Santo veio sobre aqueles que estavam ouvindo (10:44; 11:14,15). Cornélio e sua casa não tinham dito nada em resposta ao ensinamento de Pedro, até depois do Espírito Santo ter vindo sobre eles.

2º- Será que a vinda do Espírito Santo antes do baptismo da água demonstra que o baptismo não é essencial para a salvação? Veja o que diz estas passagens (Romanos 10:9,10 e Actos 02:28; Romanos 06:03, 4, etc.)

3º – Cornélio e sua casa falaram em línguas quando receberam o Espírito Santo (10:46). Deve hoje as pessoas falarem em línguas como uma prova de que já são salvas e santificadas? Veja 1 Coríntios. 12:28-30
4º- Acha que receber o Espírito Santo, com manifestações miraculosas era diferente do enchimento com o Espírito Santo? 

5º- Acha que é errado pensar que uma pessoa ao receber manifestações miraculosas do Espírito Santo, é prova do que ela já está perdoada?

6º – Achas que sem esses sinais miraculosas os judeus teriam acreditado que as bênçãos do Evangelho se aplicam igualmente aos gentios? Será que esta é uma das razões pela qual o Espírito desceu sobre os gentios antes de terem sido baptizados nas águas?

7º- Será que o argumento que Pedro usou no verso 47 para os baptizar nas águas é todo justificável? Que achas, uma vez que o baptismo fazia parte do ritual para salvação, “crer e ser baptizado” Pedro  iria ou não propor-lhes a serem baptizado mesmo sem terem recebidos o Espírito Santo? Você realmente acha que Pedro não teria ido tão longe como o fez se não visse os sinais miraculosos da presença do Espírito Santos sobre eles?

Finalmente, meus irmãos e irmãs em Cristo, não esqueçam que Deus é o actor principal em todos os relatos de conversão na Bíblia. Mesmo os mais pequenos detalhes são atribuídos a morte sacrificial de Cristo e ao trabalho do Espírito Santo de Deus. A conversão não é o resultado de uma liderança hábil de um pastor ou evangelista ou mesmo da pregação persuasiva ou interpretação bíblica feita por um grande teólogo ou estudioso da Bíblia, mas sim pelo poder do Espírito Santo de Deus.
Assim como Lucas, espero que o objectivo dessa série, em particular, não seja contar a vida de Cornélio convertido mas sim de demonstrar a história de como Deus, através do Espírito Santo abre a salvação para os gentios como eu e tu.

Espero sinceramente que esta série seja uma bênção para tua vida. Deus te abençoe!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: