Série IV – A vinda do Espírito Santo sobre Paulo (Actos 9:1-18)

Lucas inicia este capítulo com a história da dramática conversão de Saulo (depois chamado Paulo), um dos perseguidores mais terrível dos seguidores de Jesus Cristo. A dramática história da conversão de Saulo é um dos mais importantes eventos no livro de Actos, além da vinda do Espírito Santo, no Dia de Pentecostes. Lucas faz três referências à conversão de Saul: (1) Actos 9: 1-31, (2) Actos 22:1-21; (3) Actos 26:1-23. Esta repetição de três vezes é uma indicação clara da importância deste evento, especialmente nos temas da expansão da igreja, que irá desenvolver mais tarde. Após Ananias impor as mãos sobre ele, ele recuperou a vista e foi preenchido com o Espírito Santo (v.17). Então, quando ele se levantou, ele foi baptizado (v.18). É muito importante notar que neste capítulo a história da vinda do Espírito Santo é diferente do dia de Pentecostes em Jerusalém e da vinda do Espírito Santo em Samaria. Aqui vemos Paulo a receber o Espírito Santo mesmo antes de ser baptizado. Geralmente no livro de Actos as pessoas foram cheias do Espírito Santo depois de serem baptizadas em nome de Jesus. Lucas constrói o retrato de Saul como um homem que tomou parte na perseguição dos seguidores do Senhor, mas que após o seu encontro com o Senhor Ressuscitado, Jesus Cristo, ele tornou-se num dos servos de Deus mais disponível para o Seu Reino. Marshall observara que “Lucas enfatiza como Paul havia convertido e logo pediu para ser testemunha de Jesus Cristo, e de imediato começou a cumprir sua missão, associando-se com os Cristãos existente em Damasco e saiu pela cidade pregando para os judeus incrédulos.” Neste capítulo, Lucas mostra claramente que ser um seguidor de Jesus Cristo não pode ser separado de testemunhar e partilhar o poder da Boas Novas com os outros. Fazer discípulos a semelhança de Cristo é uma imposição a todos aqueles que se identificam com Cristo. Não é uma questão de gostar, ou ter geito, mas é um dever de todo novo seguidor de Jesus Cristo. Alguém disse: “somos salvos para salvar” A vinda do espírito Santo não é nada mais senão uma ferramenta poderosa de Deus nas nossas vidas, que nos capacita a ser verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo em Jerusalém (nossa casa, nossa família), Judeia (na nossa vizinhança, colegas de trabalho, escolas etc.), Samaria (nas nas nossas Cidades, Vilas e Aldeias) e até aos confins da terra (outros Países distantes).

Algumas lições a tirar desta passagem:

Sabias que Paulo foi baptizado com o espírito Santo antes do baptismo com água. Sabias que a Bíblia não fala de quanto tempo o crente precisa depois de conversão para ser baptizado na água. (Paulo em Actos 9:1-17, foi baptizado nas água três dias depois de seu encontro com Jesus; ver Cornélio em Actos 10:1-48, foi baptizado no mesmo dia da sua conversão; Carcereiro de Felipos e sua família na mesma noite que ouviu a verdade da Palavra de Deus; Tesoureiro Etíope Actos 8:26-39.)

Mesmo um perseguidor da igreja e/ou mais vil pecador se, se arrepender do seu pecado ele pode receber o espírito santo de Deus e tornar-se uma bênção para a Igreja de Cristo.

Sabias que no Velho Testamento algumas vezes o Espírito Santo veio sobre pessoas não- convertidas. Exemplo do profeta Balaão que era profeta dos deuses e não do Deus de Israel, Número 22-24.

Caro amigo, sabias que o mesmo Espírito Santo que preencheu a vida de Paulo e tantos outros está disponível para todos aqueles ou aqueles que desejarem de todo coração ser preenchido por Ele. Esta é a tua hora, clama com fé e receba pela fé a presença do Espírito Santo neste instante. Deus te abençoe!

Um abraço amigo,

Danilo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: